sábado, 3 de outubro de 2015

Spectrum está no blog da Aerith!

Spectrum por Gilmara Cruz e Aline Pires 


Entrevistadas por Holle Carogne, colunista do blog Aerith Tribal Fusion, a respeito do videodança de Dark Fusion "Spectrum" dirigido por Gilmara Cruz e editado por mim. 



Venenum Saltationes: Quando e como surgiu a vontade de criar Spectrum?
Gilmara Cruz: Bem, meu interesse pelo lado oculto e místico também está presente em minha Dança que é uma arte que considero ritualística. Mas a ideia desse vídeo surgiu de última hora, em uma viagem que fiz à Florianópolis em janeiro de 2015. Lá entrei em contato com a Aline Pires, bailarina que eu já tinha contato pela internet e propus nos reunirmos para trocar conhecimentos de teoria e prática da Dança Tribal. Nisso propus criarmos uma coreografia de Dark (gosto de ambas) para fazermos um duo e daí foram surgindo as ideias de local e temática para o vídeo.
Aline Pires: Como a Gil mencionou, a ideia surgiu quando ela entrou em contato comigo e pensávamos em treinar juntas, para aproveitar sua estadia aqui em Florianópolis. Decidimos o tema, locação e músicas, e nos encontrávamos pela manhã nos dias que tínhamos disponibilidade, durante o pouco tempo que ela permaneceu. Foi bem acelerado, acredito que por possuirmos gostos semelhantes, tudo fluiu bem apesar do pouco tempo. Estudamos as músicas, e então criamos uma coreografia duo, incrementando-a com alguns improvisos solo.
Venenum Saltationes: Do que se trata este trabalho? Qual o assunto abordado?
Gilmara Cruz: O assunto tratado é a ida ao Sitra Ahra, ou seja, o “outro lado”, o “lado sinistro” a partir do pós mortem. O Sitra Ahra é o mundo primordial, reino da escuridão que precede a luz, é o reino dos poderes femininos que criam e geram a luz na escuridão. Seria o retorno de duas almas que entre o “lado de cá” e o “lado de lá” ficam vagando pelas tumbas executando uma dança sombria pela eternidade.
Aline Pires: São duas almas inquietas, que rompem a barreira entre o terreno e o sobrenatural, e ao se encontrarem se comunicam através de uma dança macabra. Uma forma de expressarem seu sofrimento no submundo, usando poderes sombrios para se manifestarem no reino material, onde a luz dá espaço para as trevas.
          (...)
 Venenum Saltationes: Com quem Spectrum tenta se comunicar? E o que quer dizer?
Gilmara Cruz: Indiretamente posso dizer que há uma comunicação com o reino da escuridão, o reino sinistro, afinal, o local era bem propício para isso. Não quisemos dizer muito, mas nos propomos a experimentar um ambiente sombrio, dark, unindo a nossa dança e dividimos isso com quem tem interesse pelas Artes Negras e se sente bem com esse “lado”. Rsrs...
Aline Pires: Bom, as almas em agonia, representadas por nós, buscavam se comunicar com o plano material. Então poderia ser uma comunicação entre o plano material e o plano da escuridão. Não há muito mais por trás do que está no vídeo, o que queremos dizer está representado ali, a manifestação do sobrenatural no plano terreno. E também mostra a nossa essência como bailarinas.
Confira a entrevista completa aqui

Confira o videodança: